Se você gosta e pretende um dia viajar para conhecer lugares que tragam adrenalina e aventura, estes 10 locais devem se encaixar perfeitamente. Mas tenha cuidado e muita atenção. Tome conta da sua vida, nunca entre nestas águas, não faça essa tolice se um dia decidir conhecê-las. Confira os 10 locais com as águas mais perigosas do mundo.
1. Lago Kivu
À primeira vista as águas parecem calmas, mas guardam um grande perigo: camadas contendo dióxido de carbono e no fundo esconde 55 bilhões de metros cúbicos de metano. Qualquer terremoto pode causar uma explosão tão poderosa, que seria capaz de acabar com os 2 milhões de pessoas que vivem nas redondezas de Kivu.
Você já deve ter ouvido falar deste lugar cruel. Vários icebergs, o vento feroz soprando a uma velocidade de 35 metros por segundo, as correntes fortes e a baixa visibilidade: é o que vão enfrentar os barcos que atravessam a Passagem de Drake, no extremo sul de nosso continente, próximo à Ushuaia, Argentina. Essa passagem é um verdadeiro cemitério de navios, que afundaram aqui há alguns séculos, até a abertura do Canal do Panamá, no século XX.
A extração de minerais, que ocorre no Rio Tinto há muitos anos, fez com que as águas ficassem cheias de cobre, ferro e metais pesados, além de deixar a acidez com o nível muito elevado. Mesmo nessas condições inóspitas, o rio também tem o sistema biológico que inclui as bactérias que oxidam os metais e fazem com que a água fique da cor avermelhada.
Para chegar ao Lago Fervente, você precisa enfrentar uma escalada de até 8 horas com a temperatura entre as montanhas que pode alcançar os 92°C. Tudo por causa dos jatos de ar quente que saem debaixo da terra acompanhados de lava. É proibido entrar no lago, mesmo se as bolhas específicas não estiverem visíveis, pois o lago pode começar a ferver.
De cara você já percebe o que acontece no Lago Ferradura: o dióxido de carbono que é emanado das rachaduras do fundo do lago é perigoso para todos os seres vivos. O lago foi responsável pela morte de 4 pessoas e de todas as árvores que cresceram nos 40 hectares em torno dele. Cartazes colocados em todas as estradas que conduzem ao lago alertam para o perigo oculto. Por favor, nunca se atreva!
O Buraco Azul é considerado um dos lugares mais perigosos do nosso Planeta para mergulhar. Nesta caverna de 130 metros, morreram muitos homens e mergulhadores experientes que tentaram fazer isso. A principal razão para a morte daqueles que não tiveram sorte foi por narcose por nitrogênio (alteração na consciência que ocorre ao mergulhar em profundidade) e a insuficiência de ar para respirar e conseguir subir.
O lago tem três metros de profundidade e é coberto por uma crosta de sal que periodicamente fica vermelha. O Lago Natron é um dos mais salgados e alcalinos da Terra. Em alguns lugares, a temperatura da água atinge 50° C, que com a elevada quantidade de alcalinos, torna o lago basicamente inabitável. Apenas três espécies de peixes conseguiram se adaptar a essas condições extremas.
O Lago Michigan tem a mesma fama do Triângulo das Bermudas, pois foi nele que aconteceu um dos maiores desastres aéreos do continente norte-americano, cujo motivo não foi detectado. Os riscos maiores são nas áreas mais afastadas da costa. O lago é perigoso por causa das correntes produzidas de forma inesperada. São por essas correntes que as pessoas perdem as vidas.
Já fizemos um post exclusivo sobre o Poço de Jacó. Essa placa na imagem com o símbolo da morte traduzida para o português o resume bem. Um precipício escondido dentro de um lago: esse é o Jacob’s Well (Poço de Jacó), tesouro natural encontrado em Wimberley, no Texas Hill Country, EUA. No fundo há várias entradas para o extenso sistema de cavernas, dos quais poucos conseguiram sair.
10. O Grande Buraco Azul, Belize
Uma caverna muito perigosa, denominada por Jacques-Yves Cousteau, o mais famoso mergulhador da história, como um dos melhores lugares para mergulhar, por isso até hoje atrai milhares de aventureiros. Na maré alta, o Grande Buraco Azul se transforma em um funil gigante, que absorve tudo o que estiver na superfície da água. Na maré baixa, ele ejeta enormes jatos de água pelo mesmo funil.
Nenhum comentário :